segunda-feira, 9 de maio de 2011

UMA CRÍTICA À ESCOLA

Os tiros dados por Wellington Menezes não representam o pior da educação brasileira. Há uma gama muito maior de problemas, o atentado foi algo novo ainda nas escolas brasileiras, tenho medo apenas que sirva de exemplo para outros. Porém a falta de uma boa estrutura nas escolas ajuda para que os alunos se tornem marginais fora dela. Políticas instauradas no ramo da educação fazem com que os alunos não tenham um comprometimento para com o ensino, e como consequência não tenham uma boa vida em sociedade.
            A televisão costuma apresentar varias propagandas do Ministério da Educação, dizendo que a educação brasileira caminha a passos largos. Como fazendo parte do corpo docente de um colégio, tendo contato com pessoas que lecionam em outras escolas, garanto que a real situação apresentada pela educação brasileira não é a mesma apresentada nos comerciais. Um exemplo claro quanto a isso é o fato da televisão transmitir propagandas tentando fazer com que a população se interesse novamente em ser professor, algo que está em baixa com a situação atual.
            A situação de um professor hoje é lastimável, pois a postura de alguns alunos diante de alguém que tem a intenção em transmitir conhecimento e melhorar a vida desses é incompreensível. Por que os alunos costumam ter professores como inimigos?É uma resposta difícil de ser encontrada. É triste observar a situação de vários colegas de profissão, que hoje estão afastados da pratica docente em virtude de problemas emocionais causados por desrespeito de alunos.
            A escola deve ter como intenção o transmitir do saber, ou a criação desse. A escola não deve ser lugar para a violência, o desrespeito, inimizade, entre outras coisas, como ocorre atualmente.
            Quanto à visão dos alunos, ou parte desses, sobre a escola hoje, podemos apontar o Estatuto da Criança e do Adolescente, que foi criado com a intenção de dar proteção a esses jovens, o problema grave é que o estatuto serviu apenas para dar direitos a esses jovens, não dando deveres. Quando os jovens perceberam o poder que lhes foi dado, a situação ficou caótica, como esta claramente apresentada em nossa cidade hoje. Não digo que o estatuto deve ser eliminado completamente, mas deve ser revisto, dando não apenas direitos aos jovens, mas sim a toda a sociedade, inclusive aos professores de trabalharem dignamente.
            Outro ponto que deve ser refletido é que o funcionamento das escolas é garantido pelos tributos pagos pela sociedade, se pensarmos bem não existem escolas gratuitas. Porém um aluno que realmente quer ter um futuro melhor, ou tenha noção de que pode ter um futuro melhor pela educação, é prejudicado por alunos que buscam a escola apenas como meio de diversão. Ou seja, um aluno que atrapalha a vida escolar, está prejudicando um estudante que realmente quer adquirir conhecimento. A escola deve ter um ambiente agradável, de certa forma divertida, porém não deve ser um lugar extrapola nesse ponto, a real função da escola é formar cidadãos decentes e melhorar a vida em sociedade.
            Também gostaria de me referir a internet como uma maneira de prejudicar a real educação da população. Muitos artigos publicados na internet não são verdadeiros e acabam por induzir algumas noções erradas aos jovens. O conteúdo apresentado da internet deve ser filtrado, não podemos apenas “engolir” o que lemos ou assistimos nela. Infelizmente esse meio de comunicação é utilizado pelos jovens de maneira errônea, apenas para assistir vídeos sem conteúdo, analisar artigos sobre carros que estão fora dos patamares do poder aquisitivo de suas famílias, jogar games surreais, entre outras coisas que não ajudam em nada a melhorar o intelecto da população.
            O saber como um todo deve ser mudado, aceitar o que “vem de cima” não deve ser a atitude tomada pela população, infelizmente os professores não formam um grupo unido, e quando reivindicam por melhorias falta apoio da sociedade, sendo que esta ultima deveria interferir mais nas atitudes tomadas por políticos quanto à educação.
            O que digo não é uma fantasia. A escola está lá para ser analisada pela sociedade, pois é um patrimônio público. A exigência para que o professor aguente tudo o que lhe é imposto não ajuda em nada no processo de melhoria da educação. A falta de um bom ambiente nas escolas faz com que professores não tenham vontade de progredir.
            Caso o leitor se sinta instigado a ver a situação nas escolas hoje, permaneça uma tarde no Colégio Estadual Carlos Gomes, de nossa cidade, verá que tudo o que eu digo não é mentira. O fato ocorrido na ultima quarta feira(04/05/2011), em que alguém cortou a fiação do colégio deixa claro isto. Faça uma visita ao colégio e analise você mesmo o rumo que está sendo tomado por nossos jovens, dessa forma o leitor poderá imaginar o que será o futuro de nossa cidade.


2 comentários:

  1. enquanto nao houver uma revisao no estatuto da criança e do adolescente a tendencia e piorar a situaçao nas escolas,bons tempos onde os professores tinham a missao de nos passar conhecimentos e nos preparar por um futuro melhor.hoje sao humilhados e maltrados por jovens que acham que estao preparados para enfrentar um mundo cruel que os espera, so que o arrependimento vem tarde. a voces profesorres o meu sincero carinho e respeito e tenho certeza que apesar dos pesares e uma das profissoes mais gratificante que existe na face da terra.

    ResponderExcluir
  2. Sei que posso estar redondamente enganado, mas acredito que todo problema deve ser resolvido da maneira correta.
    Afinal nao adianta construir um castelo sobre um alicerce fragil porque logo o castelo vai ruir.
    Isso esta acontecendo com a educacao no pais.
    Nossos jovens estao alfabetizados,,,mas nao educados.
    Os jovens de hoje estao familiarizados com coisas e assuntos que os pais e a maioria dos professores nao dominam.
    E o que isso acarreta????
    Isso faz com que os jovens sintam se mais "sabidos" ou "espertos" que os pais e professores.
    Todos ja presenciaram episodios onde os pais e maes mal sabem apertar o botao de um controle remoto,,,,mal sabem usar um aparelho de DVD,,,mal sabem usar um caixa eletronico etc etc, enquanto isso os jovens dominam esses assuntos e muitos outros ,,e acabam por desenvolver um sentimento de "autoridade" sobre os pais e professores.
    O fato dos pais ser alheios ao "mundo dos jovens" faz com que a situacao saia fora de controle.
    Infelizmente nos dias de hoje, apenas as familias bem estruturadas (culturalmente e emocionalmente)conseguem formar filhos cidadaos, enquanto as familias menos instruidas tem uma dificuldade muito maior em formar filhos que venham se tornar cidadaos de bem (nao podemos generalizar, pois nos dois casos existe jovens problematicos).
    .
    .
    Pai e mae sao as unicas e maiores referencias pra uma pessoa.
    Se os pais "perder as redeas" da molecada eles fogem ao controle.
    Culpar os educadores nao adianta,,,pois bons valores e bons principios vem de berço.

    ResponderExcluir