terça-feira, 24 de maio de 2011

UMA RÁDIO COMUNITÁRIA EM SÃO JOÃO DO CAIUÁ-PR


O que aconteceria se existisse uma rádio comunitária em São João do Caiuá???
É difícil citar e mensurar todos os benefícios que uma rádio comunitária faria a nossa comunidade.
Hoje em dia existe um plano de expansão de rádios comunitárias no Brasil, onde o governo federal junto com o ministério das comunicações tem por objetivo liberar concessões de rádios comunitárias a todos os municípios do país.
Esse projeto do governo já existe há muitos anos, e a  Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora (abrangência até em propriedades rurais circunvizinhas a São João). Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidade da prestação do serviço (no caso em São João ). Aqui em São João do Caiuá, já temos uma concessão de rádio comunitária e muitas etapas burocráticas para a implantação da rádio já foram concluídas.
Ao meu modo de ver, tenho a impressão de que uma rádio comunitária NÂO É INTERESSANTE na visão de algumas poucas pessoas que residem na cidade.Isso é lamentável porque uma rádio comunitária contribuiria em muito pra sociedade resgatar a auto estima que perdeu  há  décadas.Vou citar alguns benefícios que uma rádio comunitária traria a nossa cidade. Sei que não vou me lembrar de todos, mas poderemos ter uma noção e um melhor esclarecimento sobre esse assunto.

1) Além da programação voltada aos interesses da comunidade, a rádio comunitária dá voz aos ouvintes e abre um espaço democrático para os vários grupos existentes em São João do Caiuá.
.
2) Uma rádio comunitária integrada à São João do Caiuá vai valorizar a cultura, e contribuir para  devolver a auto-estima da comunidade. 
 .
3) Uma rádio comunitária contribuiria pra reaproximar a sociedade, "diminuir o abismo social" e despertar nos mais jovens o interesse de participar dos assuntos relacionados a nossa comunidade..
4) Todas as religiões e igrejas existentes na cidade teriam um espaço na rádio.
.
5) O comércio local também teria seu espaço e consequentemente se tornaria mais competitivo , isso só acrescenta pontos positivos a cidade.
.
6) Reuniões da câmara municipal de São João e sessões extraordinárias seriam transmitidas ao vivo e toda a população tomaria conhecimento do que se passa dentro da câmara. 
.
7) Os moradores poderiam opinar sobre a realidade da cidade através de links móveis com apenas um microfone com transmissão ao vivo a partir de qualquer ponto da cidade.

.8) Os moradores poderiam cobrar as promessas que os prefeitos e vereadores fizeram na ultima campanha.
.
9) Diariamente seriam citados e expostos os fatos ocorridos na cidade , tais como roubos, vandalismo, crimes , e a sociedade tomaria conhecimento desses fatos, opinaria sobre eles e sobre a maneira de reprimir os indivíduos envolvidos em crimes.
.
10) A rádio comunitária vai contribuir para a organização da comunidade e ensinar aos políticos e a toda  sociedade caiuaense a aceitar e respeitar a pluralidade de opiniões existentes em nosso município.
.
11) E as atividades culturais????   Essa é uma das melhores partes. Todos os talentos e promessas de talentos existentes em nossa cidade teriam um espaço na programação pra se tornar conhecidos por toda a população.
.
12) Os funcionários do comércio teriam um espaço na programação pra fins de sugestões ou reclamações.
.
13) Serviços de utilidade publica tais como: Interrupção no abastecimento de água e luz (devido a reparos na rede) poderiam ser divulgados a toda comunidade com bastante antecedência , assim como notas de falecimentos ou perda de documentos e animais de estimação.

.E os outros benefícios que uma rádio comunitária traria a São João do Caiuá???
Sei que não consegui me lembrar de todos os benefícios e nem citar todos.
Mas uma coisa é certa: Nossa cidade carece com urgência de uma rádio comunitária.A população espera ansiosa pra ver as autoridades municipais se empenhar em nos presentear com uma rádio.Falta pouco,,,,mas muito pouco mesmo pra São João ter uma rádio,,,basta os políticos terem mais empenho!!!!!!!!

5 comentários:

  1. parabens kener pela postagem realizada sobre a radio comunitaria alias acompanho sempre seus comentarios e sempre com sensates e imparcialidade.adorei principalpente o topico 6 das sessoes da camara municipal pois iria quebrar o paradigma que a populaçao tem da camara municipal.penso eu que a populaçao iria se interar do que acontece no municipio e iriam assistir as sessoes na camara pessoalmente.agora falando como cidadão e nao vereador,enquanto acharmos que o destino do municipio devem ser resolvido somente pelo prefeito e vereadores, iremos sempre insistir andar para tras pois a populaçao tem que saber da força que ela tem e tem que governar junto com os admnistradores pois vereadores e prefeito sao passageiros, e a populaçao nao.enquanto ficarmos se escondendo fingindo que nada esta acontecendo ,ou enquanto mantermo-nos anonimamente nunca chegaremos a lugar nenhum.em inaja tem a camargo FM onde usamos para difundir os programas de saude,as igrejas evangelicas e catolica tem o seu espaço com programas para difundir os seus ideais religiosos, sempre atuando nas suas programaçoes democraticamente e instrutivamente.no que eu puder ajudar como vereador conte com meu apoio.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço ao Kener por esse post já que é um assunto real que pode melhorar a nossa cidade.
    Um veiculo de comunicação desse porte somente viria a melhorar as relações sociais de nossa cidade. Espero que não seja apenas uma possibilidade, mas sim algo que realmente venha a existir, e logo de preferência.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado KAIOWA pelo espaço gentilmente cedido em seu blog e pela atenção que sempre nos reserva, a mim e a todos que participam do blog.
    E obrigado também ao Jori pelas palavras e por confirmar os beneficios que uma radio comunitaria proporciona a uma cidade.
    Além disso o Jori em suas palavras como cidadão, resumiu exatamente as palavras que a imensa maioria dos cidadãos de bem existentes em nossa cidade também pensa.
    O que me deixa triste é o fato da maioria das autoridades municipais insistir em governar a moda antiga, onde a polupação tinha que ser alheia, omissa e submissa as atitudes de seus governantes.
    Me entristece muito o fato de nossa cidade ainda possuir "Ranços" de coronelismo.
    Sei que muitos politicos de nossa cidade vão ficar nervosos ou se sentir ofendidos com essas minhas palavras.
    Mas.................... Tenho certeza que EU e MUITOS OUTROS CIDADÂOS DE BEM também nos sentimos muito ofendidos com essa postura lamentavel por parte dos Srs.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Estou a procura dos irmãos de minha sogra que estão desaparecidos a mais de cinquenta anos. Nós moramos na cidade de Contegem/MG, porém ela nasceu aí, em São João do Caiuá/PR.

    O nome da minha sogra é:
    Deolinda Silva de Sousa (Apelidado: Nem)
    Nasceu em: São João do Caiuá/PR em 09/10/1958
    Filiação
    Foi registrada no nome da madrasta: Emília Lima da Silva
    Mãe biológica: Idalina (???) - Falecida
    Pai: Sebastião Lima da Silva - Falecido

    Nome dos irmãos desaparecidos da D. Deolinda:

    JOSÉ BRAZ DA SILVA (pode haver algumas variações, como ex.: BRAS)
    Suposto ano de nascimento: 1952
    Mãe: Idalina (???)
    Pai: Sebastião Lima da Silva

    JOÃO LAVINEO DA SILVA (pode haver variações como ex.: LAVINIO)
    Suposto ano de nascimento: 1953
    Mãe: Idalina (???)
    Pai: Sebastião Lima da Silva

    Quando ela tinha 06 anos de idade, eles (ambos mais velhos) fugiram de casa, para morar com o seu tio na própria cidade de Caiuá e depois disto, ela os viu apenas uma vez (de passagem), onde eles lamentavam e choravam por estarem sendo judiados pelo seu tio. Pouco depois, Deolinda foi com sua madrasta para São Paulo e nunca mais os viu. A última notícia que teve foi a uns 12 anos atrás, através de seu padrinho de Umuarama/PR (não temos mais o contato dele), que disse que eles foram para Londrina/PR.

    Quando eles saíram de casa, D. Deolinda ainda era criança e não se lembra muito dos detalhes e, infelizmente, estas são todas as informações que temos.

    POR FAVOR, QUALQUER INFORMAÇÃO (que seja de parentes ou conhecidos) NOS COMUNIQUE. ELA TEM SOFRIDO MUITO.

    Desde já, agradeço!
    Márcio Aguiar
    (31)9741-6171
    E-mails ms_aguiar@yahoo.com.br ou marcioaguiar04@gmail.com
    Contagem/MG

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE, MEU AVÔ, EMIDIO SOUZA CHAVES, PROCURA POR SEU IRMÃO, RAIMUNDO SOUZA CHAVES, FILHO DE HORÁCIO BRUNO E MARIA CHAVES DOS SANTOS QUE HA QUASE 60 ANOS NÃO SE VEEM, A ULTIMA NOTICIA QUE TIVEMOS É QUE O SENHOR HORÁCIO RESIDIA EM SANTO ANTÕNIO DE CAUA MUNICIPIO DE SÃO JOÃO, PEÇO POR GENTILEZA QUEM LER ESTA MENSAGEM E SOUBER DE ALGUMA INFORMAÇÃO ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO EMAIL: adeilmachaves@live.com POIS MEU AVÔ JA ESTA COM 80 ANOS E GOSTARIA MUITO DE ENCONTRAR SEU IRMÃO OU ATE MESMO OBTER ALGUMA INFORMAÇÃO! DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir