No dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Desta forma julgo importante discutir esse assunto tendo como base o que ocorre em nossa cidade, onde a discriminação não é se quer refletida. Durante a História mundial, as mulheres conseguiram ganhos, os negros idem - ainda que esses dois grupos necessitem de muitas conquistas para ocupar realmente o lugar que lhes é de direito. Porém, os homossexuais sofrem uma enorme discriminação, muito maior em relação aos dois outros grupos citados anteriormente.
Os homossexuais de nossa cidade são praticamente excluídos da sociedade, vivem em grupos, ou grupo, não aceitos pelos demais. Talvez isso se deva ao conservadorismo exacerbado de nossa cidade, onde nunca se adepta às mudanças ocorridas no âmbito mundial. Os próprios pais já trabalham a cabeça da criança para que se incuta nela a homofobia. Sinto-me entristecido ao observar como algumas pessoas pedem pela melhora social de nossa cidade, porém discriminam os homossexuais.
O casamento homossexual foi uma conquista enorme para essa parcela da população que sempre foi discriminada, porém não foi aceita com bons olhos pela sociedade em geral, e demorará um bom tempo para que isso ocorra.
A homofobia está presente em praticamente todas as instituições de nossa cidade, desde a religiosa, familiar, política, até na escolar, e lá posso ver como os jovens necessitam agir de acordo com regras bem estabelecidas, pois caso demonstrem uma atitude diferente ao machismo, ou mesmo a feminilidade, no caso das meninas, serão marcados e excluídos do restante do grupo.
O próprio emprego, que deveria ser justo e de direito para todos, é difícil para os homossexuais. Estes sempre estão em desvantagem em relação a outros. Pode-se dizer que há um certo medo em relação a um homossexual: caso um machista trabalhe em um ambiente onde se encontre apenas ele e um homossexual, sentirá medo de que esse homo lhe de uma “cantada”, ou mesmo que seus amigos o caçoem pelo motivo de trabalhar em um ambiente assim.
Não digo que acho correto que haja uma propaganda em favor do homossexualismo, digo isso como um tipo de incentivo, mas considero justo que haja respeito para com esse grupo tão discriminado. Acho justo que esses tenham direitos em usufruir os bens da sociedade tanto quanto os heteros, para que construamos uma sociedade justa e com encaixe para toda e qualquer diversidade. Espero que deixem de ser motivo apenas de chacota e piadinhas e assumam um papel respeitável na sociedade, e que São João seja exemplo disso, para que nunca ocorra aqui, o que ocorreu no município de Terra Rica, onde houve assassinatos em serie contra homossexuais.
Ótimo texto! O preconceito contra "gays" na cidade de São João do Caiuá, era maior do que agora, eu lembro que antigamente os meninos viviam excluindo os outros meninos que pareciam ser afeminados, ficavam os zuando, não introsavam com eles e muitas outras coisas. Esse fato ainda pode ocorrer nos dias atuais, mas com menas frequência. Atualmente, eu mesmo vejo que na maioria das vezes heteros e "gays" são tratados da mesma forma.
ResponderExcluirparabens pelo texto. as pessoas tem o livre arbitrio para escolher o que lhe seja conveniente,infelizmente vivemos em uma sociedade machista que nao respeita a opçao de escolha de cada cidadao,discrimina sem ter o minimo de conhecimento,esquece em que vivemos democraticamente entre aspas.enquanto tivermos pessoas que pensem retrogadamente viveremos em uma sociedade arcaica e burra culturalmente.
ResponderExcluirINFELIZMENTE NEM TODOS RESPEITAM ESSA LIVRE ESCOLHA VEREADOR, ISSO AJUDA PARA NÃO TERMOS UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA, A PRÓPRIA FALTA DE COMENTÁRIOS NESTE POST DEMONSTRA ISSO, MUITOS PREFEREM NÃO REFLETIR SOBRE ESSE ASSUNTO. SE OBSERVARMOS BEM ELE ESTÁ PRESENTE EM SUA FORMA ARCAICA EM NOSSA CIDADE.
ResponderExcluirenquanto as pessoas se acovardarem apenas fingido que nao estao vendo as coisas que estao diante dos seus proprios olhos nunca iremos ter uma sociedade humana onde todos compartilhem do mesmos direitos.
ResponderExcluirAi está o ponto, não ver, atualmente vivemos em uma sociedade(protosociedade), estruturada e condicionada a não ver, mas está tudo ai na sua frente, quer tu queiras ou não.
ResponderExcluirMas como somos condicionados a não ver, ou ver e ignorar, não vamos contra o sistema.
Somos apenas uma célula de algum órgão do Sistema.
E por falar em Homofobia........
ResponderExcluirExperimente ter amizade com algum homossexual.
Caso isso aconteça a sociedade automaticamente vai dizer: "Diga-me com quem tu andas que te direi quem tu és".
A sociedade adora julgar e tirar conclusoes sobre a vida das pessoas.
A sociedade tambem costuma fazer "vista grossa" a caloteiros e estelionatarios, como vem acontecendo nos ultimos anos em nossa cidade.
Eu nao vou citar fatos, mas todos sabem do que estou falando.
Enquanto isso, muita gente até "Endeusa" essas pessoas de péssima indole que lesam , enganan , dao golpes e humilham a sociedade.
Existe muita Hipocrisia dentro de uma sociedade conservadora como a nossa.
.
.
Em relaçao aos homossexuais , hoje em dia a Grande Midia expoe esse tema exaustivamente , seja em novelas, filmes, seriados, programas ou documentarios.
Cada cidadao tem livre arbitrio pra ser o que quiser na vida, porém muitas vezes alguns jovens que de repente nem possuem tendencias homossexuais acabam partindo pro homossexualismo por rebeldia, por influencia da midia ou apenas pra contrariar os pais,Isso sim é lamentavel.
Homossexuais existem desde os primordios da civilizaçao e sempre vao existir.
Em Sao Joao do Caiua os homossexuais representam uma fatia consideravel da sociedade, (vide os censos de homossexuais que as pessoas de poucas ocupacoes fazem e saem divulgando por ai).
Eu nao tenho nada contra Homossexuais,mas eu nao acho certo ver homossexuais insistindo em se beijar dentro de igrejas, eventos sociais entre outros locais, apenas pra se impor e mostrar que podem ter a opcao sexual que quiser.
Outra coisa que eu acho errado em alguns homossexuais é o fato de alguns querer mostrar que podem mais e que sabem mais do que todos. Eu ja tive professores homossexuais na Universidade.
Esses professores davam aulas perfeitas,impecaveis e cobravam demais os alunos nas provas.
Dava a impressao de que eles queriam provar a todo custo que sao superiores as demais pessoas.
Esse tipo de comportamento é repugnante e inaceitavel na minha opiniao.
.
.
Agora,,,,,,,,,,,,,sejamos sinceros e realistas.
O que os homossexuais de sao Joao do Caiua fazem de mal a sociedade???
Ao meu ver eles nao dao "mao de obra" a ninguem e geralmente sao idoneos e integros.
Nao podemos generalizar e falar mal dos homossexuais baseado apenas no comportamento errado de alguns poucos gays ou lesbicas que existem por ai , afinal a grande maioria deles nao prejudica em nada a sociedade.
Enquanto isso certos segmentos da sociedade que vendem uma auto imagem de "santinhos" acabam fazendo mal as pessoas.
Seria tao bom se cada pessoa soubesse aceitar as diferenças e viver em harmonia dentro de sua respectiva sociedade
Quem sabe um dia isso aconteça.
Pegando carona nesse post pra apenas expor um assunto muito atual.
ResponderExcluir.
.
Vamos la entao.
Que bom!!!
Amanheceu no dia seguinte a "grande previsao" e o mundo nao acabou!!!! RSSSS
Tudo esta no seu lugar e todos vao muito bem "obrigado".
Teve gente prevendo o fim do mundo no dia 21/05/2011 exatamente as 18:00h (horario de Israel).
Eu particularmente respeito todas as crenças e religioes, mas francamente prever o fim do mundo com data e hora marcada é um pouco complicado.
Vou copiar e colar um pouco do texto que fala sobre o fim do mundo pra gente conferir.
.
.
.
Um novo alerta apocalíptico chegou ao País com um aviso: o fim pode estar mais próximo do que se imagina. Um grupo cristão dos Estados Unidos, com representantes em Belo Horizonte, está rodando o Brasil para divulgar a tese de que o juízo final está marcado para 21 de maio – e não para 2012, segundo a popular profecia feita pelos maias.
Com propagandas até nas traseiras de ônibus, evangélicos da Family Radio fazem malabarismo com números e datas da Bíblia para garantir que há provas de que o mundo vai acabar nos próximos meses. No Rio, um grupo vestido de branco circulou pelas ruas do centro com placas que alertavam para o fim do mundo. Há semanas, ônibus regulares circulam com os enigmáticos dizeres “21/05/2011: Deus vai trazer o dia do julgamento”.
A previsão bíblica foi interpretada pelo americano Harold Camping, responsável pela Family Radio, que tenta emplacar um apocalipse pela segunda vez em sua carreira de profeta. Nos anos 1990, ele publicou um livro em que dizia haver “alta probabilidade” de Cristo voltar à Terra em 6 de setembro de 1994 para julgar os homens. Um grupo se reuniu em uma cidade da Califórnia para esperar o evento.
A sede brasileira da Family Radio fica no bairro de Nova Gameleira, em Belo Horizonte, tendo como atividade principal a divulgação da tese do fim do mundo. Um site em português explica passo a passo a matemática feita por Camping: o juízo final começaria 7 mil anos depois do grande dilúvio, que teria acontecido em 4990 a.C.
Criticado por cristãos americanos, o grupo já foi chamado de seita e Camping acusado de ser “falso profeta”. A sede brasileira da Family Radio não respondeu aos e-mails enviados pelo Estado na manhã de ontem.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO que as pessoas não conseguem entender é que não existe o termo "opção sexual". Não é uma escolha.
ResponderExcluirVocê escolheria ser excluído pela sociedade, correr risco de assassinato e rejeição? Não escolheria, se fosse uma escolha, os homossexuais escolheriam ser héteros.
Isso já nasce com a pessoa, assim como a cor da sua pele, não tem como mudar, e é por isso que o preconceito contra homossexuais é tão absurdo como o preconceito contra negros.
Além do mais, experimente ter uma amizade com um gay (sem se importar com comentários de terceiros!). Eles são sempre mais amigáveis, leais e honestos!