terça-feira, 24 de maio de 2011

COMO FALAR SOBRE ALGO QUE NÃO SABE?


No ultimo dia 18 completei um mês de comparecimento nas reuniões legislativas de nossa cidade. Nesse mês não pude apenas comparecer em uma sessão, pois estava lecionando em nosso colégio. Nesse período descobri que muitas das minhas visões sobre a política são-joanense estavam equivocadas, porém continuo a achar que nossa política segue atrasada. No período citado consegui a afirmação de que os grandes causadores do nosso atraso político é a população alienada de nossa cidade, junto com alguns políticos.
            Durante o período em que compareci na câmara municipal, observei alguns membros do legislativo que são realmente atuantes (garanto que isto me espantou), outros que aparentam estarem alheios aos problemas de nosso município, e principalmente observei a não participação dos habitantes de nossa cidade, que preferem questionar a política de nossa cidade sem ao menos ter a mínima noção do que seja política, ou do real papel do legislativo e do executivo.
            Tive a felicidade em poder ser “ouvido” no legislativo, pois tanto o blog “São João do Caiuá – Por um Futuro Melhor” (De autoria de um blogger anônimo), quanto o “Kaiowa”, foram comentados em reuniões da câmara, isto significa que o nosso trabalho em discutir problemas relacionados com a nossa cidade não foi em vão. O assunto da “duplicidade” de placas foi um dos temas comentados em uma sessão, e nessa sessão foi também comentado sobre os blogs, ali tive a noção do quão importante são esses blogs. O que me entristeceu foi o fato de que as placas continuam onde estavam, isso quase um mês após ser discutido na câmara.
            Outro fato importante, e que me deixa apreensivo, é que os vereadores aprovaram projetos – sugiro aos leitores que analise o link ao final desse post, pois lá estão presentes as ações do legislativo – porém não estão em prática, ou seja, um projeto vai para votação, é aprovado, porém o cumprimento desse projeto, como obras ou leis que melhorem a nossa cidade, demora a aparecer.
            Quanto a esse link citado acima, se refere ao site da Câmara Municipal de São João do Caiuá. Para aqueles que estão completamente alheios aos rumos que estão sendo tomados por nossos políticos, sugiro uma análise detalhada, pois lá estão os vários projetos aprovados, os poucos rejeitados e os que ainda estão em discussão. Porém sugiro o comparecimento nas sessões da câmara, pois me entristece muito o fato de que a média de público nas reuniões ser de apenas 3 pessoas, ou pouco mais que isto. Isso é um descaso com o futuro de nossa cidade, agora não digo apenas um descaso por parte de alguns políticos, mas sim um descaso de nossa parte, os habitantes de São João.
            Assumo que sempre preferi observar a política em âmbito nacional, porém ao analisar o que está sendo discutido, percebi o quanto é importante olharmos para a nossa cidade, pois houve projetos absurdos (ainda bem que não foram aceitos pelo legislativo), e que feririam em muito nossa moral. Posso dar exemplo de um projeto onde seria proibido um corpo ser sepultado onde havia outro, ou seja, se essa lei vigorasse desde 2000 meu pai, que é sepultado na mesma sepultura de minha avó, teria que ser sepultado em outro lugar. Nossa! Tantos assuntos importantes, e chega-se ao ponto disso? Que projeto mais esdrúxulo é esse?
            O fato de debater os problemas da cidade sem ter a real noção do que realmente está ocorrendo gera resultados graves, pois dissemina um uma idéia errônea, aonde sabemos o “que é melhor para nossa cidade”, porém sem levarmos em conta as reais possibilidades da efetuação de um projeto, quem realmente está trabalhando para a melhoria de nosso município, ou o que realmente é o “correto”.
            Mais uma vez informo ao leitor: O político eleito não é um superior em relação a nós, na pratica ele é um funcionário eleito pela sociedade, não digo que o leitor deva faltar com respeito a ele, porém tem total direito a pedir por melhorias em nossa cidade. Ao nos ouvir (obrigação deles), eles não estão fazendo nada alem do que devem fazer, ou melhor, ao causar melhorias em nossa cidade eles estão fazendo a obrigação para a qual foram eleitos. Garanto ao leitor que ao menos alguns integrantes do legislativo irão lhe ouvir, e melhor, lutar para que haja melhoria quanto às suas reinvidicações.
            Procure qualquer membro do legislativo para pedir por seus direitos. Mais uma vez digo: não se deve pedir por favores individuais, isso é um erro histórico de nossa cidade, mas sim por melhorias para o coletivo, pois essa é a função de um político, e somente quando conquistarmos essa consciência, poderemos realmente conseguir uma São João do Caiuá com um futuro melhor.
           
            Sendo um Historiador, deixo aqui uma frase de um sujeito que admiro muito, e acho que serve para o povo são-joanense:


“Os grandes só nos parecem grandes porque estamos de joelhos. Levantemos-nos”.
                                                                   (Ernesto Guevara de la Serna – Che Guevara)

UMA RÁDIO COMUNITÁRIA EM SÃO JOÃO DO CAIUÁ-PR


O que aconteceria se existisse uma rádio comunitária em São João do Caiuá???
É difícil citar e mensurar todos os benefícios que uma rádio comunitária faria a nossa comunidade.
Hoje em dia existe um plano de expansão de rádios comunitárias no Brasil, onde o governo federal junto com o ministério das comunicações tem por objetivo liberar concessões de rádios comunitárias a todos os municípios do país.
Esse projeto do governo já existe há muitos anos, e a  Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora (abrangência até em propriedades rurais circunvizinhas a São João). Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidade da prestação do serviço (no caso em São João ). Aqui em São João do Caiuá, já temos uma concessão de rádio comunitária e muitas etapas burocráticas para a implantação da rádio já foram concluídas.
Ao meu modo de ver, tenho a impressão de que uma rádio comunitária NÂO É INTERESSANTE na visão de algumas poucas pessoas que residem na cidade.Isso é lamentável porque uma rádio comunitária contribuiria em muito pra sociedade resgatar a auto estima que perdeu  há  décadas.Vou citar alguns benefícios que uma rádio comunitária traria a nossa cidade. Sei que não vou me lembrar de todos, mas poderemos ter uma noção e um melhor esclarecimento sobre esse assunto.

1) Além da programação voltada aos interesses da comunidade, a rádio comunitária dá voz aos ouvintes e abre um espaço democrático para os vários grupos existentes em São João do Caiuá.
.
2) Uma rádio comunitária integrada à São João do Caiuá vai valorizar a cultura, e contribuir para  devolver a auto-estima da comunidade. 
 .
3) Uma rádio comunitária contribuiria pra reaproximar a sociedade, "diminuir o abismo social" e despertar nos mais jovens o interesse de participar dos assuntos relacionados a nossa comunidade..
4) Todas as religiões e igrejas existentes na cidade teriam um espaço na rádio.
.
5) O comércio local também teria seu espaço e consequentemente se tornaria mais competitivo , isso só acrescenta pontos positivos a cidade.
.
6) Reuniões da câmara municipal de São João e sessões extraordinárias seriam transmitidas ao vivo e toda a população tomaria conhecimento do que se passa dentro da câmara. 
.
7) Os moradores poderiam opinar sobre a realidade da cidade através de links móveis com apenas um microfone com transmissão ao vivo a partir de qualquer ponto da cidade.

.8) Os moradores poderiam cobrar as promessas que os prefeitos e vereadores fizeram na ultima campanha.
.
9) Diariamente seriam citados e expostos os fatos ocorridos na cidade , tais como roubos, vandalismo, crimes , e a sociedade tomaria conhecimento desses fatos, opinaria sobre eles e sobre a maneira de reprimir os indivíduos envolvidos em crimes.
.
10) A rádio comunitária vai contribuir para a organização da comunidade e ensinar aos políticos e a toda  sociedade caiuaense a aceitar e respeitar a pluralidade de opiniões existentes em nosso município.
.
11) E as atividades culturais????   Essa é uma das melhores partes. Todos os talentos e promessas de talentos existentes em nossa cidade teriam um espaço na programação pra se tornar conhecidos por toda a população.
.
12) Os funcionários do comércio teriam um espaço na programação pra fins de sugestões ou reclamações.
.
13) Serviços de utilidade publica tais como: Interrupção no abastecimento de água e luz (devido a reparos na rede) poderiam ser divulgados a toda comunidade com bastante antecedência , assim como notas de falecimentos ou perda de documentos e animais de estimação.

.E os outros benefícios que uma rádio comunitária traria a São João do Caiuá???
Sei que não consegui me lembrar de todos os benefícios e nem citar todos.
Mas uma coisa é certa: Nossa cidade carece com urgência de uma rádio comunitária.A população espera ansiosa pra ver as autoridades municipais se empenhar em nos presentear com uma rádio.Falta pouco,,,,mas muito pouco mesmo pra São João ter uma rádio,,,basta os políticos terem mais empenho!!!!!!!!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

HOMOFOBIA: HÁ AQUI?

             No dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Desta forma julgo importante discutir esse assunto tendo como base o que ocorre em nossa cidade, onde a discriminação não é se quer refletida. Durante a História mundial, as mulheres conseguiram ganhos, os negros idem - ainda que esses dois grupos necessitem de muitas conquistas para ocupar realmente o lugar que lhes é de direito. Porém, os homossexuais sofrem uma enorme discriminação, muito maior em relação aos dois outros grupos citados anteriormente.
         Os homossexuais de nossa cidade são praticamente excluídos da sociedade, vivem em grupos, ou grupo, não aceitos pelos demais. Talvez isso se deva ao conservadorismo exacerbado de nossa cidade, onde nunca se adepta às mudanças ocorridas no âmbito mundial. Os próprios pais já trabalham a cabeça da criança para que se incuta nela a homofobia. Sinto-me entristecido ao observar como algumas pessoas pedem pela melhora social de nossa cidade, porém discriminam os homossexuais.
        O casamento homossexual foi uma conquista enorme para essa parcela da população que sempre foi discriminada, porém não foi aceita com bons olhos pela sociedade em geral, e demorará um bom tempo para que isso ocorra.
          A homofobia está presente em praticamente todas as instituições de nossa cidade, desde a religiosa, familiar, política, até na escolar, e lá posso ver como os jovens necessitam agir de acordo com regras bem estabelecidas, pois caso demonstrem uma atitude diferente ao machismo, ou mesmo a feminilidade, no caso das meninas, serão marcados e excluídos do restante do grupo.
          O próprio emprego, que deveria ser justo e de direito para todos, é difícil para os homossexuais. Estes sempre estão em desvantagem em relação a outros. Pode-se dizer que há um certo medo em relação a um homossexual: caso um machista trabalhe em um ambiente onde se encontre apenas ele e um homossexual, sentirá medo de que esse homo lhe de uma “cantada”, ou mesmo que seus amigos o caçoem pelo motivo de trabalhar em um ambiente assim.
         Não digo que acho correto que haja uma propaganda em favor do homossexualismo, digo isso como um tipo de incentivo, mas considero justo que haja respeito para com esse grupo tão discriminado. Acho justo que esses tenham direitos em usufruir os bens da sociedade tanto quanto os heteros, para que construamos uma sociedade justa e com encaixe para toda e qualquer diversidade. Espero que deixem de ser motivo apenas de chacota e piadinhas e assumam um papel respeitável na sociedade, e que São João seja exemplo disso, para que nunca ocorra aqui, o que ocorreu no município de Terra Rica, onde houve assassinatos em serie contra homossexuais.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

UMA CRÍTICA À ESCOLA

Os tiros dados por Wellington Menezes não representam o pior da educação brasileira. Há uma gama muito maior de problemas, o atentado foi algo novo ainda nas escolas brasileiras, tenho medo apenas que sirva de exemplo para outros. Porém a falta de uma boa estrutura nas escolas ajuda para que os alunos se tornem marginais fora dela. Políticas instauradas no ramo da educação fazem com que os alunos não tenham um comprometimento para com o ensino, e como consequência não tenham uma boa vida em sociedade.
            A televisão costuma apresentar varias propagandas do Ministério da Educação, dizendo que a educação brasileira caminha a passos largos. Como fazendo parte do corpo docente de um colégio, tendo contato com pessoas que lecionam em outras escolas, garanto que a real situação apresentada pela educação brasileira não é a mesma apresentada nos comerciais. Um exemplo claro quanto a isso é o fato da televisão transmitir propagandas tentando fazer com que a população se interesse novamente em ser professor, algo que está em baixa com a situação atual.
            A situação de um professor hoje é lastimável, pois a postura de alguns alunos diante de alguém que tem a intenção em transmitir conhecimento e melhorar a vida desses é incompreensível. Por que os alunos costumam ter professores como inimigos?É uma resposta difícil de ser encontrada. É triste observar a situação de vários colegas de profissão, que hoje estão afastados da pratica docente em virtude de problemas emocionais causados por desrespeito de alunos.
            A escola deve ter como intenção o transmitir do saber, ou a criação desse. A escola não deve ser lugar para a violência, o desrespeito, inimizade, entre outras coisas, como ocorre atualmente.
            Quanto à visão dos alunos, ou parte desses, sobre a escola hoje, podemos apontar o Estatuto da Criança e do Adolescente, que foi criado com a intenção de dar proteção a esses jovens, o problema grave é que o estatuto serviu apenas para dar direitos a esses jovens, não dando deveres. Quando os jovens perceberam o poder que lhes foi dado, a situação ficou caótica, como esta claramente apresentada em nossa cidade hoje. Não digo que o estatuto deve ser eliminado completamente, mas deve ser revisto, dando não apenas direitos aos jovens, mas sim a toda a sociedade, inclusive aos professores de trabalharem dignamente.
            Outro ponto que deve ser refletido é que o funcionamento das escolas é garantido pelos tributos pagos pela sociedade, se pensarmos bem não existem escolas gratuitas. Porém um aluno que realmente quer ter um futuro melhor, ou tenha noção de que pode ter um futuro melhor pela educação, é prejudicado por alunos que buscam a escola apenas como meio de diversão. Ou seja, um aluno que atrapalha a vida escolar, está prejudicando um estudante que realmente quer adquirir conhecimento. A escola deve ter um ambiente agradável, de certa forma divertida, porém não deve ser um lugar extrapola nesse ponto, a real função da escola é formar cidadãos decentes e melhorar a vida em sociedade.
            Também gostaria de me referir a internet como uma maneira de prejudicar a real educação da população. Muitos artigos publicados na internet não são verdadeiros e acabam por induzir algumas noções erradas aos jovens. O conteúdo apresentado da internet deve ser filtrado, não podemos apenas “engolir” o que lemos ou assistimos nela. Infelizmente esse meio de comunicação é utilizado pelos jovens de maneira errônea, apenas para assistir vídeos sem conteúdo, analisar artigos sobre carros que estão fora dos patamares do poder aquisitivo de suas famílias, jogar games surreais, entre outras coisas que não ajudam em nada a melhorar o intelecto da população.
            O saber como um todo deve ser mudado, aceitar o que “vem de cima” não deve ser a atitude tomada pela população, infelizmente os professores não formam um grupo unido, e quando reivindicam por melhorias falta apoio da sociedade, sendo que esta ultima deveria interferir mais nas atitudes tomadas por políticos quanto à educação.
            O que digo não é uma fantasia. A escola está lá para ser analisada pela sociedade, pois é um patrimônio público. A exigência para que o professor aguente tudo o que lhe é imposto não ajuda em nada no processo de melhoria da educação. A falta de um bom ambiente nas escolas faz com que professores não tenham vontade de progredir.
            Caso o leitor se sinta instigado a ver a situação nas escolas hoje, permaneça uma tarde no Colégio Estadual Carlos Gomes, de nossa cidade, verá que tudo o que eu digo não é mentira. O fato ocorrido na ultima quarta feira(04/05/2011), em que alguém cortou a fiação do colégio deixa claro isto. Faça uma visita ao colégio e analise você mesmo o rumo que está sendo tomado por nossos jovens, dessa forma o leitor poderá imaginar o que será o futuro de nossa cidade.


A VERDADEIRA GUERREIRA

ACABO DE SABER QUE A LENINHA MORREU, PRESTO UMA SINGELA HOMENAGEM A ELA QUE FIZ QUESTÃO DE ME REFERIR EM UM DE MEUS POSTS.
MAIS UMA VEZ DIGO, ELA SIM "LUTOU" PELA VIDA, COM UMA QUANTIDADE BEM MENOR DE ARMAS DAS QUAIS POSSUIA JOSÉ ALENCAR.

PARA A LENINHA SIM, DIGO QUE FOI GUERREIRA. 
PARABÉNS PELA BATALHA!!!!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

NEM TUDO É O QUE PARECE

UM POUCO SOBRE O MUNDO:
           O dia 1 de maio de 2011 ficou marcado na História mundial como a vitória do governo norte-americano contra o grande líder dos terroristas Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden, ou simplesmente Bin Laden como ficou mundialmente conhecido. Já se passaram quase dez anos desde os atentados de 11 de setembro, considerado como o grande golpe terrorista contra o imperialismo norte-americano.
            A ação de um grupo especial dos Estados Unidos conseguiu, em uma missão impressionante, matar o grande líder terrorista. Agora após a sua morte surgem várias duvidas quanto ao paradeiro de seu corpo, ou como muitos suspeitam, sobre a sua real morte, será que Osama está realmente morto?
            Primeiramente convém analisar o seu passado e contrapor com a situação em que foi morto: Por que um grande estrategista que conseguiu derrubar dois prédios importantíssimos em Nova York e derrubar uma parte do Pentágono estaria escondido em uma mansão cercada por seguranças, de certa forma chamando a atenção da população ao redor? Digo isso pois a região onde faziam buscas era próxima a região onde ele se encontrava. Será que foi um “pequeno” momento de falha desse grande general do terrorismo que já foi treinado pela CIA? O governo norte-americano diz ter fotos de Bin Laden morto, porém não liberam essa foto com medo de ações terroristas como protesto. Por que a foto falsa divulgada não surtiu este efeito?
            No momento podemos dizer que as dúvidas são maiores do que as respostas, porém vamos analisar a história de Osama por outros olhos. Ao invés de Questionarmos se ele realmente está morto, prefiro perguntar: O que realmente foram os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001? Por influência da mídia, logicamente o leitor dirá que vários loucos com uma religião contrária ao cristianismo se sentiram no direito em seqüestrar alguns aviões e jogá-los contra algumas “construções-simbolos” dos Estados Unidos, matando dessa forma uma quantidade enorme de civis inocentes. Não que esteja dizendo que seja a correta, porém há outra versão para o acontecido, e eu digo mais, essa outra versão é válida, e merece analise.
            Além dessa versão conhecida mundialmente, vendida pela mídia, há uma versão onde simplesmente os atentados não ocorreram, ou melhor, não foram coordenados pela Al Qaeda, mais sim pela CIA, não ache o leitor que me enganei ao me referir sobre a CIA, pois essa organização tinha sim interesse em praticar tal ato.
A mídia age de maneira manipuladora, de tempos em tempos muda-se o foco das noticias, a tragédia do Realengo já está ficando no passado, o caso casal Nardoni já está praticamente esquecido. A mídia faz com que pensemos de acordo com uma única linha, dificilmente contestamos o que nos é apresentado nos noticiários, achamos que o que a televisão nos diz é verdade. Para um melhor entendimento sobre a situação da televisão brasileira recomendo ao leitor o documentário “Muito além do cidadão Kane” um filme produzido na Inglaterra que desvenda algumas falcatruas da televisão brasileira, como exemplo, o fato do Senhor Roberto Marinho, dono da Rede Globo, ter sido o grande cabo eleitoral de Fernando Collor, e realmente fazendo ele ser eleito.
            Nesta outra versão onde o atentado de 11 de setembro foi realizado pela CIA, Osama não tem a mesma importância que tinha em relação à primeira versão. O atentado de 11 de setembro, segundo o documentário “Zeitgeist”, outro filme muito interessante,  foi uma maneira de manter a população norte-americana unida contra um inimigo, diferente do que ocorria no período da Guerra Fria. Se até o final da década de 1980 o inimigo era a União Soviética, agora passa a ser o terrorismo.         
            Bom, o leitor pode pensar que qualquer um pode escrever qualquer coisa, porém estou me baseando neste documentário. Nele há uma pesquisa detalhada sobre os acontecidos no dia do atentado e em tudo que rodeia o 11 de setembro. Posso citar alguns exemplos: Alguns ocupantes dos primeiros andares das torres ouviram uma explosão em algum andar inferior antes que qualquer avião acertasse o prédio; algumas colunas fotografadas estão cortadas em diagonal, como ocorre em uma implosão; há imagens que mostram partes de uma das torres, onde ocorrem explosões em andares inferiores aos que foi acertado pelo avião, lembrando uma implosão; entrevistam um engenheiro responsável pelas torres, ele fala que mesmo não suportando o impacto do tipo de avião que acertou as torres, elas não deveriam desmoronar da forma que ocorreu, em “efeito panqueca”; enfim, caso o leitor queira saber mais sobre esses erros cometidos pela CIA(segundo Zeitgeist), assista ao documentário.
            O atentado de 11 de setembro é mundialmente conhecido como uma obra da Al Qaeda, porém há outras versões possíveis, e que devem ser levadas em conta, acreditar em tudo que vemos ou ouvimos é uma maneira errada de agir, ajuda em nossa alienação, dessa forma somos dominados mais facilmente. Repito mais uma vez, não estou afirmando que esta segunda versão debatida nesse blog seja a versão verdadeira, porém merece ser analisada, pois há muitas duvidas sobre os atentados e agora surgem novas quanto à morte de Bin Laden.
            A morte de Bin Laden está se tornando uma propaganda para a reeleição do governo Obama, isto está ficando claro no que é apresentado nas entrelinhas dos noticiários. Sua aprovação passou de 50%, e a tendência, com propagandas intensas exibidas nos noticiários, é que cresça ainda mais.
Deixo então minha pergunta ao leitor: Osama Bin Laden está realmente morto? Osama Bin Laden foi realmente o terrorista que conhecemos? São duvidas que podem não existir para alguns, porém os fatos fazem com que outros questionem o que está acontecendo, se a CIA trabalhou tão bem, não tanto pois há várias acusações contra ela, no período da Guerra Fria, pode muito bem estar funcionando da mesma forma nesse século.



Muito além do cidadão Kane, desmistifica a televisão brasileira: 

Zeitgeist desmistifica o que foram os atentados de 11 de setembro: