terça-feira, 12 de julho de 2011

MAIS SOBRE A ESCOLA


        É muito triste saber que não pode exercer a profissão pela qual passou anos estudando e se preparando, sabendo que o que desejava para sua vida não se realizou. Mais triste ainda não conseguir uma realização profissional em consequência da péssima qualidade da escola hoje, não estou me referindo a educação, mas sim em relação a qualidade do ambiente de trabalho do professor. Falo por uma companheira de trabalho que há algum tempo me fez um relato sobre sua vida após afastamento da sala de aula por motivos de saúde. Estou me referindo a uma doença que atinge uma enorme quantidade de pessoas no mundo hoje, e que cresce muito dentro das escolas: a depressão.
            A professora a qual me refiro se diz triste por não poder lecionar. Eu acreditava que o pensamento dela seria de uma alegria enorme por não estar mais dentro de uma sala de aula. Porem ao ouvir a explicação dela eu me dei conta da situação pela qual ela passa. Fazendo uma analogia, imagine o leitor caso tivesse um grande sonho em ser médico, e após estudar vários anos, conseguisse exercer a profissão por poucos anos, mas por motivos de saúde fosse remanejado para algum outro cargo onde não queria estar. Praticamente essa foi a impressão que me passou a professora.
            O que me deixa triste é ver a quantidade de professores que estão afastados da sala de aula pelos mesmos motivos. A depressão está interrompendo carreiras, remanejando professores para cargos aos quais não se formaram e nem desejavam trabalhar.
            Será que a culpa cabe apenas aos alunos? Será que problemas extra escola estão afastando esses professores? Garanto ao leitor que a culpa principal cabe a políticas muito mal elaboradas. Infelizmente os pensadores da educação não souberam melhorar a educação no Brasil. Como querer que melhore a educação, sendo que os responsáveis por ela nunca lecionaram em uma sala de aula?
            Tenho medo, e não duvido que possa acontecer comigo o que ocorre com estes professores, pois garanto ao leitor que algo que acaba com o animo de um professor, é preparar uma aula, sobre um assunto interessante e que gosta muito, para não conseguir aplicar, pois os alunos tornam impossível isto acontecer.
            Atualmente há uma grande propaganda sobre a melhoria da educação brasileira, porém essa melhoria não se apresenta, a não ser nestas mesmas propagandas. Garanto que os números sobre a melhoria educacional são mentirosos. Parte do IDEB, que geralmente aparece em propagandas televisivas, corresponde ao fato de alunos estarem em sala de aula, peço mil perdões pela comparação que farei, assumo que é muito pesada, mas seria o mesmo que dizer que todos os presidiários  não são mais criminosos. Qual a melhoria em relação a isso? Dizer que pelo simples fato do aluno estar na escola quer dizer que ele está aprendendo? Enquanto não houver uma melhoria social, assumo que grande parte desta cabe à escola, e principalmente não houver uma melhoria econômica, a educação não irá melhorar, isto é fato.
            A educação brasileira somente irá melhorar se houver valorização do professor, não digo apenas em salario, mas em tornar possível um ambiente de trabalho digno para este. O problema é que cada vez mais há a responsabilização da educação pelo professor, pois a responsabilidade dos resultados da educação brasileira está caindo em sus ombros, porém cada vez mais o professor é incapacitado de agir. Antagonismo puro e exacerbado.
            Sei que caso o leitor tenha filhos, acredite que pelo simples fato de seu filho ou filha não bagunçar na escola, estará aproveitando ao máximo a oportunidade de estudar, porém quando há alunos que tumultuam a sala de aula, estão prejudicando seu filho também. É importante refletir sobre isto, pois parte do imposto pago para a educação, está sendo desperdiçado por conta de péssimas políticas, assim cabe não apenas ao professor, mas a você também pedir por melhorias nas escolas.
            Por fim, gostaria de dizer que sou esperançoso para que a minha profissão volte a ser valorizada, que as pessoas voltem a ter o desejo de se tornarem professores, para que consiga um ambiente bom de trabalho, e para que meus filhos tenham a oportunidade de uma boa educação.

2 comentários:

  1. Pode contar conosco, pois estamos lutando pela mesma causa.

    ResponderExcluir
  2. Muitos os professores(as) que conheço estão mostrando sinais de desgaste.
    É muita injustiça ver a população tecer criticas aos professores(as) e exigir deles soluções para problemas de convivio social dos alunos.
    Isso gera muita tensão no ambiente interno do colégio e também na relação com pais de aluno.
    Eu posso estar até enganado ,,,, mas parece que os professores estão "Pagando o pato" por tantos anos de descaso com o social e exploração da ignorancia alheia pelo povo que tem mandado na cidade.
    As transformações sócio econõmicas que o Brasil tem passado a partir da década de 90 por si ja tumultuaram muito a educação no Brasil.
    Mas aqui na cidade além de ter que lidar com essas transformações que o Brasil tem passado,,,os professores tem que lidar também com essa maneira "Tão diferente" que .........................
    hummmm deixa pra la.
    Melhor eu nem concluir meu raciocinio.

    ResponderExcluir