sexta-feira, 15 de abril de 2011

O MAL CULTURAL PAULISTANO E A NOSSA POLÍTICA ATRASADA


            Estamos em uma pequena cidade no interior paranaense. Desde que eu “me conheço por gente” ouço que cidades pequenas são calmas. Recordo-me do meu tempo de infância, onde em dias quentes minha mãe colocava um colchão na área ao lado de fora e ali dormíamos varias horas, com portas e janelas abertas, sem preocupação alguma com roubos.
            Infelizmente esses dias ficaram no passado, nossa cidade não mais é tão pacifica. Estamos nos acostumando a ouvir sobre mortes bizarras e uma variedade de roubos, a violência é algo comum.
            Um grande problema quanto a isso é o nível “cultural”, se é que podemos nos referir dessa forma a inutilidade ideológica que circula por São João do Caiuá. Se moramos em uma cidade interiorana no Paraná, por que grande parte da população se inspira na cultura paulistana? Se essa inspiração se concentrasse em o que há de melhor da cultura paulistana, onde a intelectualidade está em nível altíssimo, ou até mesmo no “espírito trabalhador” que apresenta boa parte dos paulistanos - não que eu diga que nós os paranaenses não gostam de trabalhar - seria de grande utilidade. Infelizmente a inspiração está focada em um lado mais sombrio da cultura paulistana. Infelizmente os nossos jovens estão cada vez mais infiltrados no mundo das drogas, este é um dos péssimos exemplos vindo de São Paulo que transforma a mentalidade desses jovens.
            Enquanto São João recebia grandes carregamentos de “maconha” a situação ainda se apresentava estável, não era tão alarmante. As criticas que os jovens recebiam eram em geral apenas por fazerem uso de drogas, pratica muito contestada, principalmente em uma cidade pequena e com grande população “conservadora”.
            O que difere os dias atuais em relação a esse passado de uso de “maconha”, é o fato da droga ter mudado, a droga que circula em maior quantidade em São João hoje é o “crack”. Essa passou a fazer um grande estrago em nossa cidade, vários jovens perderam a vida por esse perigoso entorpecente. Muitos não chegam a tal fim, porem perderam a sua liberdade, vários sãojoanenses residem hoje em celas no presídio de Alto Paraná.
            Não se pode mais circular tranquilamente pela cidade em noites festivas, a qualquer momento um desses “inspirados na cultura paulistana” pode procurar brigas apenas pelo prazer, geralmente sob o estado dessa droga.
            Qual é o grande fundamento dessa atitude? Por que essa atitude imbecil e idolatrada de cultuar a vida paulistana? São questões que necessitam de grandes reflexões para serem respondidas.
            Um fato merece atenção dos nossos políticos: se nossos jovens estão utilizando essa má parte da cultura paulistana, precisamos de métodos para combater esse mal, e não estou errando em dizer que a cultura paulistana é péssima para nós. Por que não utilizar medidas educativas que funcionam em algumas favelas do Brasil? Por que em São João do Caiuá não se investe em projetos para livrar nossos jovens desse mundo sombrio? Por que os projetos culturais de São João nunca estão presentes na periferia, mas somente na região central da cidade? É necessário algum tipo de investimento para retirar nossos jovens desse mundo sombrio.
            Enquanto boa parte da população se inspira no lixo cultural paulistano, a visão de política continua atrasada, onde o “bom político” é aquele que paga bebidas alcoólicas à população.
            Infelizmente essa é a realidade de São João do Caiuá, os jovens estão cada vez mais inseridos no mundo das drogas, há uma “naturalização” da violência e para nossa tristeza a política não se transforma para combater esse mal. Em vários pontos estamos ainda atrasados, em geral em áreas que necessitamos progredir.
            O que procuro discutir não é uma utopia, São João pode mudar, a nossa política também, não somos obrigados a cultuar ou compactuar esse lixo cultural paulistano.
Estamos acostumados apenas ao material. Para a população de São João uma grande construção ou reformas de ruas, são mais importantes, possuem mais valor do que projetos assistencialistas contra as drogas e a criminalidade. Seria importante cortar o mal pela raiz, retirar os jovens das drogas antes que sejam necessárias internações, pois é desta forma que ocorre o combate contra as drogas em São João, espera-se que o jovem esteja completamente perdido para enfim se tomar atitudes, o problema é que pela influência do meio, esse jovem que foi internado acaba, ao voltar para a cidade, retornando ao mundo sombrio.
Esse pequeno texto tem a função de plantar uma pequena semente na consciência da população de São João do Caiuá, ou na parte que não reflete sobre os problemas sociais e políticos de nossa cidade. Sei que não germinará agora, porem futuramente pode crescer e gerar frutos, se tornando uma das prioridades quanto aos projetos políticos da cidade. Que esses projetos acabem com a violência gerada por essa temida droga que entrou em nossa cidade, que acabem com esse modelo arcaico de política. Devemos agir, buscar por melhorias.

5 comentários:

  1. Excelente texto.Parte desse fato é o desinteresse político das demais autoridades e fiscalização. o que de fato, ocorre em nosso município. Em relação a política são os interesses individuais que deixa a cidade abandonada e na situação que se encontra, ou seja, o que é bom é pra si e o que sobra e do outro. Baixo incentivo de emprego, sem esporte. nas extremidades periféricas que deveria ter um trabalho pautado em incentivos educacionais não há.as más administrações chegam, e a população padece.a ausência de liderança é a grande causadora da falta de disciplina e comportamento moral em uma sociedade, nós população devemos fazer uma reflexão em relação ao que se passa em nosso município e questionar até onde pode ir?... ou esperar até ser atingido? QUESTIONE!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. enquanto houver, políticos envolvidos com esse tipo de tragédia, isso nunca ira acabar!
    ;@

    ResponderExcluir
  4. SÓ O POVO IGNORANTE ELEGE POLÍTICOS CORRUPTOS.

    SÓ OS POLÍTICOS CORRUPTOS MANTÉM O POVO IGNORANTE.

    ResponderExcluir