domingo, 17 de abril de 2011

INCULTOS USAM COLEIRAS, OS POLÍTICOS SEGURAM A CORRENTE

      A humanidade age de forma errônea, isto é fato. Aceitamos várias formas de dominação sem termos a minima ideia do porque devemos aceitar essas dominações. Sempre falamos em liberdade, porém essa liberdade nos escapa, não há a busca concreta dessa liberdade.
      Podemos dar um exemplo simples dessa dominação em nossa cidade. Por que o homem simples tem uma maneira tão estranha de agir diante de políticos? Geralmente esse homem fica acanhado e de certa forma se humilha frente a um candidato ou político já eleito, tem medo de pedir por melhorias na cidade, achando que está pedindo um favor, e não exigindo por seus direitos.
      O que deve ficar claro é que este homem deve pedir por melhorias publicas e não por favores individuais. Este homem simples não deve reclamar de um político por este não pagar uma conta de água, de luz, ou por não comprar uma cesta básica para ele, mas por este político não dar condições a esse homem simples em conseguir pagar suas próprias contas. Este político deve criar formas para que a vida da população melhore, isto através de empregos. Este político deve gerar melhorias na saúde e na “culturalização” da população, não apenas utilizando o antiquado modelo romano de “pão e circo”* como ocorre normalmente aqui.
      São João do Caiuá se baseia em eventos culturais nem sempre avançados. Se refletirmos sobre a cultura são-joanense, o esporte representa um papel de destaque, porém a diversidade esportiva aqui não existe. Quantos grandes jogadores de tênis, handebol, basquetebol, rugby, entre outros esportes, não possuíram oportunidade de se destacar, ou mesmo em praticar o esporte para o qual foi predestinado a jogar, nesta cidade? Um exemplo claro quanto a isso é o fato de em meados da primeira década do novo milênio, o basquetebol se São João possuir um papel de destaque no Jogos Escolares, ao ponto de o o time representante de nossa cidade participar da fase final nos jogos escolares em Curitiba. Porém hoje esse esporte praticamente acabou em nossa cidade, apenas alguns jovens buscam se divertir com o basquete em finais de semana. O tempo de glória foi curto, graças ao não investimento político para com esse esporte.
      O único esporte que é bem visto aqui, e que realmente recebe incentivos, é o futebol, e este infelizmente não está trazendo grandes resultados, pois times que representam São João, tanto no futsal quanto no futebol de campo, não conseguem ganhar títulos expressivos, porém estes chamam a atenção dos moradores. O time que representa a cidade no regional amador de futebol de campo é formado em sua grande maioria por atletas de outras cidades. Esta formação do “ACAS”, fundamentada em atletas de outras cidades, desagrada boa parte dos aficionados pelo esporte desde há muitos anos, porém não há transformações, não há a montagem do time com base em atletas são-joanenses, alguns ainda tentam montar outros times com atletas daqui, porém não há incentivos para esses. Não é intenção deste texto se adentrar neste assunto, ou seja, comentar sobre o esporte é fundamental para demonstrar duas faces da política são-joanense: a não diversidade em esportes e a política de “pão e circo”, porém não explica o todo por si mesmo.
      Não só o esporte representa a política do “pão e circo”. O clube municipal é outra forma de buscar tranquilidade para os problemas sociais de São João. Não há discussão ou debate quanto a problemas sociais, mas sobre quando haverá festas. A quantidade destas está diretamente ligada a uma parcela da popularidade política. Rodeios são muito apreciados pelos moradores de nossa cidade, o problema é que o lucro obtido com estas festas não é revertido para a economia são-joanense, pois toda a estrutura que do rodeio que para cá vem, são de outros lugares, ou seja, o lucro é revertido para fora de São João.
      Podemos dizer que a população é alienada, acha que todo esse sistema que vigora em nossa cidade não pode ser mudado, e o que é pior, acha que tudo que ocorre é normal. Voltamos ao ponto inicial. Os moradores de São João, e podemos levar para uma escala nacional, tem a consciência de que devem respeito aos políticos porque são esses que fazem o que o município precisa, porém quase não fazem, e quando fazem, fazem com qual verba? Dos deputados? Devemos dar graças aos deputados, que ajudam com renda própria o Brasil todo? Isso é hilario. Quando é que paramos para refletir que a renda que vem para nossa cidade não é paga pelo bolso de um deputado, mas por nós mesmos? Não devemos louvar os políticos por conseguirem verbas para melhorias em nossa cidade, eles não estão prestando um grande favor, mas um dever. Não devemos eleger um grande amigo, mas alguém que faça por todos, pela população em geral. Os políticos não são nossos superiores, mas nossos funcionários. O leitor pode pensar que estou sendo um tanto extremado, porém não há nada de errado no que estou dizendo.
      Por fim, podemos entender que o atraso em São João está marcado em vários aspectos. Este texto tem a intenção de refletir sobre uma pequena parte dos erros graves que aqui ocorrem, mas se pensarmos, iremos achar uma gama enorme de pontos para a maneira onde muitos são subjugados sem a devida necessidade, se é que há necessidade para alguém ser subjugado.
     Nossa cidade possui em sua maioria populacional pessoas simples, elas tem a verdadeira força, infelizmente essa força está adormecida, e poucos mandatários controlam tudo. A cultura nossa ajuda nesse processo, pois como dito antes, louvamos um político por ter feito algo com o nosso próprio dinheiro, isso é antagônico. Muitas vezes damos o nosso voto por camaradagem ou por algum tipo de beneficio imediato, sem lembrar que o mandato dura quatro anos. Geralmente não questionamos se a saúde não está em nível ótimo, pouco nos importamos se não há politicas de combate às drogas, não nos interessamos por vários assuntos que estão diretamente ligados a nós. Estamos mais preocupados com festas.
      A taxa de empregos é baixa e ao invés de reclamarmos por uma maior quantidade e melhor qualidade - pois o que rege a economia de nossa cidade são as usinas, sendo que grande parte dos postos de trabalho dessas podem ser consideradas insalubres - preferimos aceitar o que há, ou ocorre a diminuição de jovens em idade produtiva, pois muitos buscam melhores condições em cidades maiores.
      Estamos caminhando em uma direção inversa à liberdade. Até quando iremos andar nesse caminho errado? Será que nossa cidade não pode mudar?

*Na Roma Antiga os políticos conseguiam controlar a sociedade ao realizarem grandes espetáculos, como os ocorridos no Coliseu, e distribuir pão à população. Daí vem o nome Pão e Circo.

12 comentários:

  1. sei lá..., eu não vejo como São Jão melhorar, reza a lenda q na época do café, aqui era alguma coisa, mas na nossa época..., eu só to vendo ficar pior, vc axa q nossa cidade realmente tem algum potencial???

    ResponderExcluir
  2. Sem a tentativa, como normalmente ocorre, não há expectativa de mudança. Infelizmente esse é o grande problema, não há uma concientização para a mudança.

    ResponderExcluir
  3. No inicio dos anos 80 o primeiro prefeito de um partido democratico (Lucio Marques) venceu as eleicoes em Sao Joao colocando fim a decadas de administracoes elitistas e conservadoras.
    Essa mudanca foi muito benefica a populacao carente e muito se fez pelo lado social na cidade naquelas primeiras administracoes democraticas.
    Sendo assim , automaticamente a populacao passou a eleger apenas prefeitos com ideais democraticos.
    Ate ai nada de errado com o sistema.
    O problema foi a maneira com a qual os "mandatarios" passaram a conduzir suas respectivas gestoes.
    Com o passar do tempo o egoismo foi tomando conta do executivo e legislativo municipal, o que deu inicio a uma imensa "maquina de fabricar votos" , onde o mais importante é estabelecer um eleitorado fiel.
    Isso é pessimo pro municipio.
    A populacao carente sofre muito por conta disso e nem se da conta.
    Na minha humilde opiniao o executivo e legislativo municipal deveriam dar uma atencao maior a essa populacao carente, fornecendo educacao, orientacao e programas de controle de natalidade.
    Se assim fosse, automaticamente a violencia e a marginalidade certamente estariam em niveis bem mais aceitaveis.

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que vigora em São João e que também é usado pelos políticos de classe alta no Brasil é o mínimo investimento em educação. É o que falta ao Brasil. Por falta de educação de qualidade a população em geral fica praticamente impossibilitada de ter noção de seus direitos e de acentuar seu nível cultural. Em tempos de eleição, o candidato que promete favores momentâneos ou ajudas financeiras ao invés de se comprometer a investir na educação, saúde, cultura ou esporte, geralmente se sai melhor. E é esse candidato que por 4 anos não vai mover um dedo para melhorar o ensino, fazendo uma cultura local estagnada, acabando num ciclo vicioso, que se não for quebrado a cidade jamais irá pra frente.

    ResponderExcluir
  5. Perguntado sobre à atual situação polico/ecomonico/social!!!!!!!!!!!
    Não sei se a curto ou medio prazo existe uma “solução” , mais deve ser feito um trabalho a longo prazo que possa gerar resultados validos, não que algum programa que seja aplicado hoje com o intuito de trazer beneficios de imediato não venha a funcionar, mais existem varios fatores que influenciam na politica na economia e principalmente da sociedade de nossa cidade.
    Trabalhei por quase 3 anos na prefeitura, aprenti muito sobre administração publica, não quero criticar nem fazer tipo de elogio, mais muitas pessoas que desconhecem a “maquina publica” dizem coisas absurdas sobre como poderia melhorar a cidade.Muitos dizem que fariam isso e aquilo mais não é bem assim, a renda do municipio é dividida em 4 partes, basicamente X% para a folha de pagamento, X% para a saude, X% educação e X% para as outras areas(coloquei o x pq ñ sei se são os mesmos numeros de quando eu trabalhava). Nosso municipio ñ tem uma fonte de arrecadação de impostos que possa almentar o faturamento, por isso dependemos de fatores externos( ai entra a figura executiva e legiistativa), como a busca de recursos com deputados e tals.
    Não vou falar na atual situação da segurança de nossa cidade(temo retalhações...kkk) mais é lastimavel. Creio que devemos colocar “coisas” melhores nas cabeças das crianças e principalmente nas dos jovem de São João, espero que nenhuma pedagoga esteja lendo, mais aquedito que a forma com que os jovens são tratados é ridiculo, trabalhos voltados para esse bublico deveria ser para um publico atual não para jovens da decada de 70. Espero ter feito uma boa critica sobreo isso, no proximo texto tentarei escrever menos.

    ResponderExcluir
  6. Ótima critica. Não faz parte desse blog tentar algo autoritatio, mas sim discussões que venham a melhorar o situação atual.
    O relato de alguem que esteve lá dentro e tenha uma critica válida quanto a isso é de extrema importância.
    O próprio interesse desse blog é discutir soluções racionais para a nossa cidade. O texto tenta comentar sobre a real falta de participação dos políticos e sociedade quanto a situação pública, e basicamenta quanto a alienação.
    Isto comentado por você, sobre a necessidade de São João em depender de ajuda externa, deve ser debatido tambem, necessitamos de ajuda externa, e para isso dependemos de uma população que queira o melhor para São João, e que não apenas "troque" seu voto por algo imediato.
    O objetivo desse blog é esse, debater sobre problemas de nossa cidade.
    OBRIGADO PELO ÓTIMO COMENTARIO

    ResponderExcluir
  7. NA PARTE ESPORTIVA, a cidade de São João do Caiuá, tem vários atletas bons, bons não, ótimos, qe poderiam estar representando a cidade pra fóra, tals como: o Leonardo, conheçido como "Margosa", tem um ótimo potencial para ser um jogador de futebol prifissional; o Luis Fernando conheçido como "Lu", mesmo sem um profissional qualificado para o treinar, representou São João do Caiuá nos 100 metros, em uma disputa onde se encontravam os melhores do Brasil; tem o pessoal do basquete, que foi representar nossa cidade em Curitiba, dentre outras pessoas que queriam estar recebendo um apoio para melhorar seus potenciais.
    Esses jovens atletas precisão de um apoio, uma "força" maior, um profissional qualificado para cada modalidade esportiva. A professora Wilma sempre deu muito apoio aos atletas, mas ela sósinha nao tem como dar conta de treinar dezenas de atletas de modalidades diferente.
    Se a cidade tivesse uma pessoa para cada modalidade, os resultados em jogos colegiais e disputas regionais serião bem melhor.

    ResponderExcluir
  8. JORI - Parabéns pelo blog e pelos comentários pois so assim podemos melhorar nossa conduta de trabalho.quanto as placas no primeiro dia que colocaram pedi para que fossem corrigidos os erros de ortografia e que já que tinham duas no mesmo local fossem transferidas ao local que não tinha,quanto aos gastos da camara municipal todo ano e feita a devolução de sobras do recurso anual que é destinado aos vereadores,e o aterro sanitário fiz uma denuncia na funasa quanto ao descaso com os recursos aplicados no valor de 250.000.00 e ainda estamos com o lixão a céu aberto.Para maiores esclarecimentos deixem suas perguntas e sugestões no site da camara municipal em meu nome vereador Jori. Só com pessoas que estão ineressadas em São João e que podemos melorar nosso município. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Como não tenho orkut usarei o nome da minha cunhada para manter contato com vcs abraços do vereador Jori aberto para críticas e sugestões.

    ResponderExcluir
  10. Sou grato ao vereador por debater os problemas de nossa cidade no nosso blog. Parabenizo também por ser um vereador atuante, assisti algumas sessões na câmara e gostei da postura do vereador.
    Também espero que o vereador nos ajude a melhorar a consciência da população quanto à política, já que está dentro do poder legislativo são-joanense. Este blog tem essa intenção: discutir problemas de nossa cidade.
    Muito obrigado pelo comentário e peço para que continue nos acompanhando.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Que legal o Jori postando no blog.
    Nao ha como negar que o Jori é um vereador diferenciado (muito prestativo e atencioso).
    Vou "pegar carona" nesse texto pra comentar um assunto que todos os cidadaos estao "careca" de saber.
    O titulo do texto fala que quem é inculto usa coleira e quem é politico segura a corrente.
    Isso (infelizmente) é uma verdade absoluta na cidade.
    Ja passou da hora de dar uma atencao especial a esse contexto, pois as coisas estao prestes a sair fora de controle (se é que ja nao saiu).
    Vamos tomar como exemplo o transito da cidade e relembrar o que aconteceu por volta as 05:00h do dia 01/05/2011, onde o Sr. Bié foi covardemente atropelado e morto por um motorista (igual a muitos da cidade) que dirigia o carro de forma imprudente, perigosa e irresponsavel.
    Parece que faz tempo que tornou "praxe" por parte de muitos motoristas da cidade dirigir carros e motos de forma perigosa e irresponsavel sem ser punidos pelas autoridades da cidade.
    O povo nasce e cresce dentro de um ambiente onde certos valores que sao indispensaveis pra formaçao de um cidadao de bem nao existem.
    Se uma pessoa ficar por algumas horas na Av. Sen. Souza Naves e contar as coisas perigosas que muitos motoristas fazem no transito certamente vai encher pelo menos uma caderneta inteira!!!!
    Hoje em dia ter um carro esta ao alcance de todos, portanto as autoridades nao podem permitir que pessoas saiam com um carro oferecendo perigo aos cidadaos,,,afinal um carro é uma arma perigosa nas maos de irresponsaveis.
    Toda pessoa que dirige um carro de maneira imprudente e irresponsavel aqui dentro da cidade tem que ser severamente punido, pois esta colocando em risco a vida de muitas pessoas.
    Por que esperar acontecer pra tomar providencias????
    Nossa cidade é muito pequena!!!
    Sabemos perfeitamente que existe uma "cartilha" a ser seguida pelos cidadaos de bem.
    Mas.............. pedir que as autoridades tomem providencia contra quem dirige de forma criminosa certamente nao é pedir demais.
    Chega de ver "tentativas de homicidio" por parte de motoristas em plena avenida principal.

    ResponderExcluir
  12. DOUGLAS
    Fico feliz de ver pessoas preocupadas com o nosso municipio, e com ideias de melhorias temos q cada vez mais ter pessoas como vcs q participam e dao sugestos e e fazem cobranças, infelizmente tenho revolta de ver tantas pessoas q forom embora do nosso municipio por falta de empregos por melhorias q viram q aqui nao teriam chance de alcançar seus objetivos e assim c forom deixando saudades.
    Isso acontese pela falta de politico q des do passado nao lutaram por melhorias nao forom em busca de trazer empregos de fazer uma especialização em mao de obra e isso ocore até hoje em nosso mucipio, onde o nosso prefeito coloca pessoas em cargos para trabalhar mais nao dao autonomia para eles e muitos também nem sabem o q cargo ocupa e o que esta fazendo lá dentro tudo tem q girar em torno do umbigo do nosso prefeito nao deixando as coisas aconteser fazendo uma politica de uma forma q vem acontesendo a muitos anos ditadura onde quem for cobrar o que o nosso municipio presisa ou tiver ideias diferente ele defama na rua e fala q esse vereador nao deixa ele trabalhar é isso q acontese infelismente em nosso municipio é triste de ver um sao joao tao amado no estado q ta isso ocore por falta de uma adiministração por parte do executivo q tudo deixa para o ultimo ano da politica e quem perde com isso é a população abraço a todos e até logo +...

    ResponderExcluir