quarta-feira, 8 de junho de 2011

NEM O "LIXÃO" ESTÁ IMUNE

 Imparcialidade: bem que tentei, juro que tentei. 
Buscar apenas textos teóricos: tentei. 
Ver tudo de uma maneira mais ampla: tentei.
           
Porém:



            Estive em uma conversa com o vereador Jourival Félix Carneiro essa noite, dia 08 de junho de 2011, e tive acesso a uma gama de material estarrecedor. Algo que compromete muito a imagem da saúde de nossa cidade.
            Já não é segredo nenhum para a população de nosso município o fato de nosso lixo hospitalar ser jogado no “lixão” de nossa cidade, já que foi transmitido pela rede de televisão paranaense alguns erros. Porém me entristece mais ainda o fato das edições feitas pela rede televisiva serem brandas, onde foi apresentada apenas de um modo geral, sem ter sido feita uma matéria coesa, ou realmente esclarecedora, sem maiores pormenores para a população.
            Ao assistir a transmissão, o telespectador pode ter achado que realmente o que foi apresentado tenha sido apenas um mero erro do pessoal do hospital - já que nosso poder executivo chegou a se referir dessa forma quanto ao ocorrido - onde disse que houve um erro dos funcionários do hospital, e o material que deveria ter sido encaminhado a uma empresa que recolhe esse tipo de lixo foi erroneamente colocado, “ou jogado”, entre detritos que realmente poderiam ir para o lixo comum.
            Ao analisar com meus próprios olhos, notei que havia restos dos sacos plásticos pretos, desses comumente encontrados em residências, e quero que o leitor não ache que estava enegrecido por conta do fogo. Havia uma real intenção em esconder o material presente dentro desses sacos. Outro fato que merece destaque para demonstrar que essa ação da ida do lixo hospitalar para o lixão é algo corriqueiro é o fato de não haver apenas um foco de queimada de lixo hospitalar, mas sim, segundo o vereador Jori, haver vários, tanto que ele me explicou que o material recolhido por ele foi extraído de mais do que um local.
            Outro ponto interessante em minha conversa com o vereador Jori, e digo desde já que este também tem a necessidade de descartar seu lixo corretamente, ou de uma maneira especial, pois possui um consultório odontológico, foi o fato de haver uma empresa que recolhe tanto o lixo do vereador citado, quanto do hospital municipal de nossa cidade (a nota apresentada na foto é dessa empresa que atende a ambos). Há uma quantia em peso que essa empresa deve receber segundo um contrato firmado. Não estou afirmando, porém pode ser que tenha havido excedente em peso e este tenha sido mandado para a queima no “lixão”.
            Por fim, posso dizer que o ocorrido em nosso “lixão” deve acarretar multa, ou seja, o assunto ainda não está terminado apenas com o fim da ida do material hospitalar para o “lixão”. Ainda haverá mais detalhes a serem resolvidos, quem irá arcar com isso ainda é uma incógnita.
Acho ótimo que nossa cidade esteja caminhando por esse rumo, onde há uma contestação a respeito do que está errado, e espero que realmente ocorram mudanças, para que no futuro tenhamos uma cidade melhor, e que em locais onde hajam pessoas trabalhando não ocorra o risco de contaminação por: gazes que possam estar infectadas, algodões que possam estar infectados, seringas que possam estar infectadas, agulhas que possam estar infectadas, vidros de vários medicamentos - muitos que eu pude analisar ainda continham líquidos, como um frasco da vacina de H1N1 – recipientes para soro, luvas, etc.
Não desejo que haja injustiças quanto ao andamento dessas reivindicações de nossa cidade, espero apenas que o correto prevaleça. Espero também que a população saiba crescer realmente, e que isto não se torne apenas um jogo político, como já é comum em nossa cidade.


obs: O vereador Jori me informou que o material que dispõe será descartado dentro dos padrões corretos, já que ele tem acesso a isso.

11 comentários:

  1. Amigo Alex, gostaria de deixar aqui o nosso apresso e saisfação em tê-lo como nosso seguidor.
    E também gostaria de expressar o quão está sendo importante e de grande valia nossos blogs, isto é para mostrar que nosso povo está se atualizando e apredendo dar valor na sua vontade de mudança. Pode contar conosco, estamos do mesmo lado, ou seja da população.

    ResponderExcluir
  2. A partir desta data estarei seguindo,opinando,criticando e tenho certeza muitas vezes elogiando (se me permitirem)o trabalho de vocês. De preferência,sem ser no anonimato.
    Abraços
    José Alves da Silva

    ResponderExcluir
  3. parabens kaiowa pela excelente materia que prestou a populaçao.esclarecendo e instrutivamente mostrando como realiza-se esse descarte do lixo.estarei sempre a disposiçao do seu blog e do sao joao do caiua por um futuro melhor.sempre que precisar para algum tipo de esclarecimento se for do meu alcance.so assim viveremos uma verdadeira democracia tao sonhada por todos.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que vejo, quanto mais a fundo procurar conhecer a prefeitura de são joão, mais decepções iremos encontrar. Como foi postado inúmeras vezes no blog isso se deve principalmente ao descaso da população com o que acontece na cidade. No final das contas a questão é: como fazer o povo tomar noção de seus direitos?

    ResponderExcluir
  5. Somos gratos pelo interesse da população para debater vários problemas, como os apresentados. Sua opinião será sempre bem vinda José, este é um local democratico onde buscamos soluções para problemas sociais, políticos, etc., através de debates.

    ResponderExcluir
  6. Amigos Sãojoanenses..... Faremos 3 encontros dia 24=O primeiro às 10 horas na praça Guadalajara . Nesta praça permaneceremos até + ou - as11 horas . O segundo encontro será às 15 horas na mesma praça,sendo que neste encontro ficaremos até as 15:30 horas em seguida iniciaremos uma caminhada até o colégio Carlos Gomes e também outros pontos sugerido pelos amigos no momento.E o terceiro encontro combinaremos na hora, porque este terceiro encontro vai depender da programação local ( já fiquei sabendo que haverá festa por 3 dias=barracas,shows,leilão,bailes ....etc).No local,podemos combinar o que for melhor para todos.
    Qualquer dúvida=jas.josealves@gmail.com
    Abraços
    José Alves.

    ResponderExcluir
  7. Comentar sobre o lixão de nossa cidade é algo muito "Tenso".
    Não da pra entender como as autoridades adotaram um terreno onde ao fundo existe um córrego e uma pequena mata pra jogar o lixo de nossa cidade.
    O lixo em grandes quantidades produz um liquido escuro chamado CHORUME que é altamente tóxico e contamina o solo, rios e lençol freatico.
    fora isso existe também lixo hospitalar que eventualmente é jogado no lixão, oferecendo riscos as pessoas que frequentam e manipulam o lixo.
    Felizmente nosso aterro sanitario esta se tornando uma realidade (assim a população pensa), afinal é inadmissivel em pleno ano de 2011 ainda existir tanto descaso com um serviço essencial a comunidade.
    Temos que exigir no minimo transparencia de nossos governantes e continuar interagindo e debatendo uns com os outros sobre esse tipo de tema.
    Eu sinceramente não entendo quando ouço algum cidadão comentar que foi duramente reprimido quando solicitou o corte de alguns galhos de arvore (da rua) que na maioria das vezes mal da pra fazer um "Chá" e ao mesmo tempo o lixão existe e esta la pra todo mundo ver.
    Temos que acabar com esses "extremos"!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Hoje 21/06/2011 por volta das 15:00h acessei os 2 Blogs da cidade, mas o Blog São João do Caiuá Por Um Futuro Melhor foi removido.
    O que aconteceu com o Blog? Alguém sabe?
    Se o Blog foi removido por motivos d eperseguição é lamentavel, tendo em vista que a interação dos seguidores incomoda muita gente na cidade.
    Uma pena isso.
    Eu tenho certeza que os donos daquele Blog não excluiriam de forma expontanea.

    ResponderExcluir
  9. Eu também,por enquanto,não consegui acessar S.J.C.POR UM FUTURO MELHOR.Vamos aguardar pra ver o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  10. nao consegui acessar o blog tambem,e a duvida que paira no ar, problemas ou perseguição.

    ResponderExcluir